quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Catarina Recomenda mais coisinhas

Para conhecer: Praia de Santiago, no município de Cacuaco, em Luanda. O lugar é no mínimo: Curioso, pela quantidade de navios encalhados na praia. Surpreendente, pela beleza desconhecida até mesmo pela maioria dos habitantes de Luanda – precisou um amigo estrangeiro me falar sobre ela! Há também um espírito de aventura para chegar até ao local (eu fui salva pelo 4x4 emprestado de um amigo, caso contrário, eu e mais duas amigas talvez estivéssemos lá atoladas até agora! Mas descobrimos, na volta, um caminho bem mais tranquilo… Onde fica? Saindo de Luanda, logo depois das barracas do Panguila, tem uma entrada por um mercadinho que tem quase na curva onde se pega uma estrada de terra até a praia. É bem antes da barra do Dande. Vale a pena conhecer, e você ainda terá a chance de conhecer um ritual bastante peculiar dos nativos do local (O Panguilamento), que outro dia eu explico melhor aqui.
Para frequentar: Artes ao Vivo. Um projecto de Lukeny Fortunado, é sucesso em Luanda há quase 8 anos. O evento acontece toda terça-feira no Espaço Bahia (Marginal de Luanda) a partir das 8 da noite. Você pode ir preparado para apresentar uma poesia, música ou qualquer outro tipo de expressão artística, ou pode ir só pra assistir e curtir. O melhor: Entrada totalmente free.
Para ler muitas vezes: Mania de explicação, de Adriana Falcão. Uma espécie de dicionário que utiliza a imaginação de uma menina que explica as coisas de uma forma belíssima, com um toque de inocência próprio das crianças. As ilustrações do livro também são um ponto a mais desta obra. É uma boa dica de presente para pessoas queridas.
Pra se ligar: muito cuidado ao fazer revisão do carro na representante. Minha experiência resultou em, depois de pagar uma boa baba, o carro morreu no meio da madrugada por um problema na bomba de combustível. Passados mais 5 dias, carro morreu no meio do engarrafamento por causa da bateria. Como se não bastasse o medidor do nível de combustível também não está funcionando. Ah, pensa que acabou? Não! O ar-condicionado também pifou! A dica fica porque descobri, conversando com outras pessoas, que isso não é mais um daqueles meus famosos azares. É realmente muito comum em Luanda.

Nenhum comentário: