quinta-feira, 29 de março de 2012

No Volante

Outro dia, pensando sobre mais uma daquelas intermináveis conversas com meu amigo, fui arremessada para o passado, e percorri várias histórias vividas ao longo dos anos. Nostalgia, orgulho, satisfação, pitadas de superação. Isso é a vida. Incrível como, depois de um tempo, tudo passa a ser questionado. Valeu a pena? Era melhor que hoje? Percebo que o grande problema aparece por causa da frustração que o não cumprimento das expectativas nos trás. Talvez porque elas eram muitas, ou grandes demais, ou utópicas demais. E a gente começa a perceber que já não falta mais tanto tempo, e que talvez é preciso correr, ou quem sabe desistir, ou mesmo só rever os planos de voo.
Pensando nas mágoas dessa trajectória, percebi, embora a gente não se esqueça, tudo passa. Não parece não, mas passa. Pensando sobre as saudades, compreendi que há etapas que precisam ser ultrapassadas depois de cumpridos certos objectivos. Porque, embora a gente não vai saber na hora, sim, existe sempre um objectivo. Pensando nos tropeços, me dei conta de que todo esse bla bla bla sobre nada ser por acaso é uma das coisas mais verdadeiras que existe. Em um dado momento, tudo passa a fazer sentido, mesmo que muito tempo depois. Pensando no amor descobri que não é privilégio de todos, e que ele não tem relação com o querer, mas sim o com acontecer. Pensando sobre o futuro entendi que a gente pode até ter muitos planos e saber para onde está indo, mas o caminho mesmo é construído com muitas surpresas. Pensando sobre sonhos, descobri que eles são possíveis sim, que é bom sonhar sim, mas para que se transformem realidade é preciso mudar de atitude. É preciso acreditar e é preciso começar.
Tudo isso me deu vontade de tirar tantos desejos da gaveta. Principalmente aqueles que só estão sendo impedidos por auto boicote. Que ainda não aconteceram com a desculpa de que dependem de outros alguns e outras coisas. A verdade é que me vi abandonando caminhos, fazendo escolhas, que foram maravilhosas, mas estou com sensação de que essa estrada esta pertinho do fim, e estou com uma vontade louca de pegar um desvio, um novo caminho e partir para uma nova viagem. De carona, pé, de avião ou trem. Ou quem sabe dessa vez eu não espero a vida me dirigir e recebo o comando do volante… hummm… adiante, confiante… enfim, seguindo as rimas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Inspirador e encorajador!

Anônimo disse...

eu me sinto como se esse texto tivesse sido escrito para mim. Valeu Catarina

Catarina disse...

Fico toda boba! Inspirador e encorajador mesmo é o seu comentário. Visite mais vezes… prometo continuar tentando inspirar.
Bjos

Catarina disse...

Sinal de estarmos vivendo os mesmos aprendizados... ou a vida nao passa mesmo de um grande senso comum?
Volte sempre!
bjos

Onesimo disse...

Fiquei sem palavras. Foi completamente inspirador e talves ate nostalgico. Fez eu fazer uma retrospeccao de minha vida e pensar q a muita coisa q poderia ter feito diferente... Acho q esta cgegando o momento de arriscar, e so assim eu nao terei este momento outra vez qdo crescer mais... Obrigado ai pelo seu lindo e inspirador texto.

Onesimo

Catraina disse...

Ai assim eu me derreto toda com tantos elogios... Valeu Onesimo. Que bom ter te inspirado. e agora que eu ja fiz a minha parte, so falta a tua: SE JOGA!!!